sexta-feira, 15 de maio de 2009

A Planta Carnívora de Itutinga


Vamos conhecer um pouco da nossa flora. Apesar do impacto ambiental causado pelo avanço das pastagens e pelos grandes alagamentos das hidrelétricas, a biota do município de Itutinga ainda causa surpresas ao observador atento. A “modelo” da foto acima é uma Drósera, espécime de planta carnívora muito parecida com uma flor, fotografada no Poço da Aliança, no sopé da Serra do Pombeiro.
Ela não é um monstro que devora criancinhas ou caçadores de tesouros, muito pelo contrário, é absolutamente inofensiva para alguém maior que um inseto. Este exemplar tem apenas 2,6 cm e a imagem foi capturada por uma lente “macro”, especial para registrar pequenos detalhes.
Existem várias dróseras espalhadas pelo mundo, rotundifolia, homeopatia, ragnarok, burmaninnii, intermedia, capensis, montana, sessilifolia, entre outras. A nossa é, provavelmente, uma “Drosera spatulata”. Ela tem parentes muito próximos na Austrália, país que mais apresenta plantas carnívoras no mundo depois do Brasil, mas pode ser encontrada em regiões quentes como as florestas tropicais, nos estorricantes desertos australianos e até nas tundras geladas da Sibéria, mas não na Antártica.
Atualmente são conhecidas mais de 500 espécies dessas plantinhas que comem bichinhos; só no Brasil existem mais de 80, em quase todos os estados, mas com maior ocorrência em Goiás, Bahia e Minas Gerais.
Voltando à nossa Drósera, é interessante saber como ela faz para capturar e “digerir” a sua presa. Ela utiliza o mesmo princípio das flores para atrair insetos: cores e odor de néctar, e mais, a luz refletida pelas numerosas gotículas de mucilagem (substância gelatinosa que forma uma solução viscosa) atrai insetos voadores que ficam presos e são “agarrados” pelos mortais tentáculos da planta, vagarosamente, enquanto ela enrola suas folhas e libera as enzimas proteolíticas (que digerem proteínas) que quebram as substâncias em moléculas menores para que elas possam ser absorvidas pelas folhas num processo de “digestão”. Acredita-se que a proteína dos insetos seja um complemento alimentar, pois a nossa vilã habita solo pobre, geralmente pedregoso e úmido.
Se você encontrar alguma plantinha carnívora na natureza, proteja-a, ela é muito frágil. Se você levá-la pra casa ela provavelmente vai morrer, pois precisará de cuidados muito especiais; deixando-a na natureza, outras pessoas poderão vê-la saudável e feliz degustando deliciosos insetos, animais e organismos aquáticos microscópicos, pequenos moluscos (lesmas, caramujos), artrópodes em geral (crustáceos, aranhas, centopéias), e, ocasionalmente, as mais vorazes, pequenos vertebrados, como sapos, lagartixas, pássaros e até pequenos roedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário