terça-feira, 12 de maio de 2009

Itutinga ficou de fora


A TV Novo Tempo, de Jacareí – SP, está produzindo uma reportagem sobre a Estrada Real, e as belezas de Itutinga não poderiam ficar de fora. A ideia era mostrar uma canoagem com canoas canadenses no maravilhoso monumento natural do município conhecido como Garganta (Foto).
Como se sabe, a Garganta foi cercada por um muro “quilométrico”, o acesso só pode ser feito por água, e é exatamente aí que está o gargalo: a Prainha, da CEMIG, é o único ponto onde se pode chegar à Represa de Itutinga levando uma embarcação; é preciso transpor a “Segurança Patrimonial da CEMIG”.
Conversamos com o guarda-camping Félix Gonçalves dos Santos (Baianinho), este, de folga, nos remeteu à portaria da CEMIG. Falamos com o vigia Francisco (Sabidão), este, com o tenente Carlos, e em vez de uma “autorização” para acessar a represa e colocar na água as canoas, conforme assegura a Constituição Brasileira, como Direito do Cidadão, o livre acesso aos bens da União, recebemos um “NÃO”!
Na reportagem Itutinga estaria figurando entre as cidades de Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e São João Del Rei. Com o “incidente”, a equipe da TV Novo Tempo resolveu incluir Carrancas no roteiro, e se dirigiu para lá.
Desta vez quem perdeu foi o desenvolvimento do turismo, a divulgação das belezas de Itutinga, para o Patrimonialismo! Abra os olhos, Poder Público!

(Para saber mais, leia o post “Acesso à Água” publicado neste blog em 6 de abril de 2009)

3 comentários:

  1. Mais uma pra conta do Poder Público, seu autoritarismo, burrice e falta de visão.
    É incrível como as coisas não mudam.

    ResponderExcluir
  2. Tudo tem que ter uma explicação gostaria de saber dessa ai, como justificar o que não tem explicação ..?

    Rodrigo13mg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Fico preocupado com essa postura da Cemig que esta criando um muro ao desenvolvimento do turismo na bela Itutinga.

    ResponderExcluir