terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Travessia Itutinga - Cachoeira das Esmeraldas


Pico do Cupim - Divisa de Itutinga com Carrancas
(Marcelo e Emmanuel foram os pioneiros nessa travessia: Curralinho (Itutinga) – Cachoeira das Esmerakdas (Carrancas). Eles criaram uma nova versão da Travessia Itutinga – Carrancas. — Paulo Gaia)

Por Marcelo Pereira
Estou à frente do Caminhada Mineira, um grupo de amigos que frequentemente se reune para caminhar e curtir a natureza. Algo de forma sustentável e sem fins lucrativos.
Montamos um calendário anual de caminhadas que executamos ao longo do ano. Naqueles lugares onde ainda nenhum membro do grupo esteve, fazemos caminhadas exploratórias para verificar o grau de dificuldade e ter condições de repassar informações para o grupo, o mais fiel possível. Assim as caminhadas são mais prazerosas.
A ideia dessa caminhada começou com a dica de Marcelo Máximo, um amigo também fundador do Caminhada Mineira, para fazermos um passeio na região de Carrancas.  Como adoramos travessias, comecei a pesquisar algo nesse sentido. Encontrei na internet alguns relatos de pessoas que repassaram o conato do Paulo Gaia, proprietário do Zzz Home Hostel em Itutinga. Paulo nos ajudou com informações sobre as trilhas, contatos de pessoas para dar suporte. Juntei as informações recebidas e relatos que encontrei na internet e fiz uma pesquisa no Google Earth. Assim consegui informações suficientes para fazer a nossa caminhada exploratória.
Por ser no final de semana depois do carnaval, tive dificuldade em arrumar alguém animado para fazer essa caminhada exploratória comigo. Felizmente o amigo Emmanuel animou em conceder a gentileza.
Saimos de Belo Horizonte às 5:00 h da manhã de 16/02/2013 em direção à Itutinga. Fomos de carro para facilitar o retorno. Emmanuel foi contando suas experiências em plantões médicos no Pronto Socorro João XVII. Fiquei muito interessado no assunto e quando assustamos estávamos chegando a Itutinga, por volta das 9:00 h.
Procuramos por Paulo Gaia e não tivemos dificuldade alguma para chegar na casa dele. Nenhum de nós conhecia Paulo Gaia e sua esposa. Foi uma simpática surpresa, eles sempre sorridentes, atenciosos e prestativos. Paulo Gaia fez um café e nos apresentou a sua casa.
Emmanuel percebeu alguns quadros de caricaturas pela casa. Paulo é ilustrador e editor de livros. Não demorou muito e Emmanuel fez uma encomenda de uma caricatura sua.
Deixamos o carro na casa de Paulo. Erasmo, taxista, com uma Doblô, nos levou até o ponto inicial da trilha, após percorremos uns 24 km de estrada de terra. Começamos a caminhada por volta de 11:30.
A caminhada começou no Curralinho e logo subimos a Serra do Galinheiro. A serra não é muito alta, mas tem-se uma ótima visão panorâmica de toda a região.
Eu me localizando

Decidimos fazer a trilha em 1 dia para sobrar tempo no dia seguinte para visitarmos as cachoeiras em Carrancas.
A serra é repleta de muros de pedras, feitos para divisão de terras, provavelmente na época da escravidão.
Durante o trajeto passamos por 2 casas de marimbondo e 1 enxame de abelha Europa, mas felizmente percebemos a tempo e não fomos picados.
A trilha no alto da serra tem poucas árvores de porte e pouca sombra. Nesse dia estava um sol maravilhoso tornando o dia muito bonito.
Durante o percurso tem poucos pontos de abastecimento de água, por isso há necessidade de levar bastante água.
O Portal de Sete Pedras

Passamos pelo Portal de Sete Pedras e logo alcançamos a Serra de Carrancas.
Avistamos o Pico do Cupim, imponente, e fomos em sua direção.
A água de Emmanuel acabou, ele ficou tímido e não animou beber um resto de água babujada que eu tinha. Nem uma água com cocô de vaca que tinha por ali... rsrsrs.
Juntou o sol forte, o sono, cansaço e o Emmanuel não animou subir ao cume do Pico do Cupim, ficou tirando uma soneca na base do pico enquanto eu subi para curtir o visual.
Os muros de pedra construídos por escravos são constantes em todo o percurso
Depois do cochilo revigorante Emmanuel parecia que tinha bebido “suco de frutas gummi”... rsrs, estava todo animado para caminhar.
Nessa hora começou a chover e seguimos caminho em direção a Carrancas.
Decidimos pegar uma trilha para tentar sair em alguma das cachoeiras de Carrancas, mas já estava turvando para anoitecer e não teríamos muito tempo de luz do sol. Decidimos pegar uma estradinha de terra antiga para descer a serra com mais segurança.
Saímos no final da Serra de Carrancas, perto do Rio Capivari e seguimos a estradinha em direção a Carrancas.
Num ponto conseguimos sinal de celular e ligamos para o taxista Erasmo. Mas não tínhamos informação suficiente para ele identificar onde estávamos. Dessa forma ele não teve como nos resgatar.
Idelvando e Emmanuel

Passamos por 2 casas fechadas e continuamos em direção a Carrancas. Encontramos uma casa com vários carros antigos desmontados que estava com uma luz acesa. Resolvemos chamar e saiu um senhor moreno, cabelo grisalho de aproximadamente 55 anos e um outro mais claro de aproximadamente 40 anos.
Explicamos que estávamos caminhando e pedimos um pouco de água. Perguntamos se ele nos levaria até a cidade, mas ele ficou com medo e deu a desculpa que estava sem gasolina.
Continuamos caminhando pela estrada em direção a Carrancas. Por volta das 21:30 conseguimos sinal de celular e fizemos contato com Erasmo novamente, mas ele não conseguiu identificar onde estávamos.
Emmanuel vai virar caricatura na lapiseira de Paulo Gaia

Pedi ajuda à minha esposa. Ela consultou o telefone de uma pousada em Carrancas: Pousada Luz do Sol. Liguei e conversei com Adriana. Ela conseguiu identificar o lugar onde estávamos e foi muito prestativa, enviou o irmão dela (Idelvando) para nos resgatar. Ele foi muito atencioso, nos buscou na estrada principal que vai para a Cachoeira das Esmeraldas. Estávamos a uns 7 km da cidade e famintos.
Idelvando passou numa pizzaria, nos esperou enquanto encomendamos uma pizza gigante, depois nos levou para a Pousada Luz do Sol. Os quartos impecáveis de tão limpos, colchões macios e um banho quente.
No outro dia, guiados por Idelvando, fomos até a Cachoeira das Esmeraldas e subimos até o alto da Serra de Carrancas concluindo a nossa trilha. Conseguimos formatar uma trilha de 25 km com chegada na Cachoeira das Esmeraldas.
Em seguida retornamos para a casa de Paulo Gaia em Itutinga, onde estava o nosso carro. Comemos um delicioso pão de queijo com molho rose e peito de frango desfiado feito por Mariana (esposa de Paulo Gaia), enquanto Emmanuel conversava com Paulo.
Qualquer dúvida estou à disposição. 

Marcelo Pereira 

Caminhada Mineira

Contatos:

Face: Caminhada Mineira


e-mail: caminhadamineira@gmail.com


2 comentários:

  1. Olá Marcelo Pereira...
    Sou de Perdões, a uns 70Km de Itutinga, neste carnaval tive a felicidade e a honra de conhecer o grande Paulo Gaia, pessoa de uma simpatia invejável e de um carisma sem igual. Passei o carnaval na pousada Zzz e ele me contou desta travessia entre Itutinga e Carrancas e fiquei encantado com a ideia. Pretendo fazer este trajeto com ele em (se não estou enganado) Abril. Gostaria de saber se você tem informações sobre o pessoal que vai fazer esta travessia e algumas dicas pois sou novato em aventuras como esta.
    Desde já, parabéns pela matéria e pela aventura!

    Saudações,
    Helton Moreira.

    ResponderExcluir
  2. Helton Moreira:
    Olá!
    Peço desculpas pela demora para responder, nesses últimos dias eu acessei pouca a internet.
    Muito obrigado, mas essa travessia só foi possível graças ao apoio de Paulo Gaia e Aparecida que são uma simpatia e pessoas. O Caminhada Mineira - Grupo de Caminhada Ecológica e Ecoturismo sem fins lucrativos, faremos essa travessia na Semana Santa. Como dormiremos uma noite acampados precisaremos de: barraca, saco de dormir, isolante térmico, fogareiro, mochila apropriada, calçado adequado (bota de trecking. Mas o mais importante é a vontade de caminhar e o gosto pela natureza.
    O Paulo Gaia conhece aquelas serras como ninguém, além de ser muito experiente em acampamentos.
    Você está em ótima mãos.
    Qualquer dúvida estou à disposição e não precisa ficar timido para pedir....rsrsrs!
    Através do e-mail: caminhadamineira@gmail.com consigo responder com mais agilidade.

    Abraços!

    Marcelo Pereira
    Caminhada Mineira
    031 - 9642-0345

    ResponderExcluir