quarta-feira, 24 de junho de 2009

A contribuição de Itutinga para o Aquecimento Global


Todo ano é a mesma coisa: as chuvas se vão e o fogo assola Itutinga. A foto acima exemplifica o hábito de pôr fogo, pelo simples fato de estar seco, não importa o quê: lixo, quintal, terreno baldio, mato, pasto, beira de estrada, encosta de serra. E lá se vão as partículas para a atmosfera contribuir para o desequilíbrio do clima do Planeta. 
O impacto dos aerossóis sobre o clima ainda é pouco conhecido; as estimativas atuais das mudanças climáticas globais são incertas, mas consideradas por muitos cientistas, alarmantes. Sabe-se que as partículas de aerossóis presentes e constantemente lançadas na atmosfera são apenas “coadjuvantes” no cenário das mudanças climáticas, deixando os gases do efeito estufa como protagonistas de um processo sem freio e precedentes. Mas não é por isso que vamos sair por aí incendiando nossa cidade, podemos contribuir para a diminuição das emissões simplesmente tendo um comportamento adequado, fazendo a parte que nos cabe.

Já temos duas hidrelétricas no Município, Camargos e Itutinga, não precisamos colaborar mais. Os cientistas responsabilizam justamente essas usinas, eleitas como “ecologicamente corretas” para gerar energia limpa e sem resíduos, pela emissão de gases do efeito estufa. Elas lançam tanto CO2 na atmosfera quanto as termelétricas a carvão! Isso se deve à decomposição da grande quantidade de matéria orgânica que fica submersa no alagamento, florestas inteiras, e quando essa vegetação se deteriora lança no ar gigantescas doses de dióxido de carbono e gás metano. Só a usina de Tucuruí, no Pará, deposita 6 milhões de toneladas anuais de CO2 na atmosfera. Há estudos para contenção e aproveitamento desses gases exatamente para gerar energia elétrica. Há também muitos meios viáveis e não poluentes de gerar energia elétrica com tecnologia de ponta que não são utilizados, eles estão aguardando só atitudes! Apenas para se ter uma ideia, se o lago de Camargos fosse coberto por painéis solares, geraria mais energia que a atual hidrelétrica. E o que dizer do vento que sopra constantemente no Município? A hidrelétrica é uma solução simplista no Brasil, e é poluente!

Saiba Mais!